quarta-feira

Relatorio do Campo - Familia Andrade!

A Paz de Jesus, meus queridos irmãos,

Louvo a Deus por poder entrar em contato novamente com os meus amigos e irmãos preciosos.
Graças a Deus já estamos na Sibéria, depois de tanta canseira. Estivemos por três dias na cidade de Moscou capital da Rússia e na última terça-feira viajamos para a cidade de Novosibirsk interior do País. Fomos recebidos pelo Tibério e Masha líderes do Ministério na Ásia. Ficamos hospedados na casa de um casal de amigos nossos de longa data, o Juan e a Joy eles são missionários da Igreja Batista da Lagoinha, O Juan esteve a alguns anos falando sobre o desafio do trabalho aqui na Rússia em algumas igrejas em Sorocaba.
Nós estamos muito bem, nos adaptando ao fuso horário de 10 horas em relação ao Brasil e 11 em relação aos EUA, estamos muito felizes, por estar na terra da promessa e temos muito a servir nesta Nação! Desde que chegamos estávamos procurando um lugar para morar, mas primeiramente precisávamos de um registro para poder ficar na cidade. Deixe-me explicar melhor: quando uma pessoa chega à Rússia, nesse País que mede duas vezes o território Brasileiro, dividido por dois continentes, o europeu e o asiático, mesmo que a pessoa já possua o visto, ela tem o prazo de 72hs para fazer um registro na cidade, num local como se fosse a nossa Polícia Federal no Brasil, caso isso não ocorra, se ela for pega na cidade, pelas freqüentes consultas de documentos no dia a dia (aqui é normal os policiais russos pararem qualquer um na rua e pedir para ver seu registro), caso a pessoa não tenha, ela será presa, e terá que pagar uma multa, fomos informados que chega por volta de 630.000 mil Rublos, coisa de 20,000 mil dólares ou 36.000 mil reais e depois disso ela é deportada do País e impedida de voltar novamente a Rússia. Por isso, logo que chegamos aqui na cidade fomos nos registrar. Tivemos algumas dificuldades, mas conseguimos fazer o registro. Todo esse rigor é para tentar oprimir e impedir a permanência de estrangeiros de fronteiras, devido à pobreza de Países próximos e alguns por causa da violência de radicais islâmicos, são alguns desses países: a Mongólia, Kazaquistão, Uzbequistão, Chechênia, China, etc. Por isso há um número crescente de imigrantes ilegais, digo sem registro, inúmeras pessoas que são presas diariamente em toda a Rússia, mesmo aqui Sibéria, sendo uma das cidades da Ásia realmente muito difícil de se viver, por “N” fatores.
Mas Glórias a Deus!! - neste sábado passado conseguimos alugar um Apartamento em uma província chamada Grovesk, próximo ao meu amigo Juan, o apartamento é uma benção, um quarto, sala e cozinha. Mas fomos muito bem hospedados, mas nada melhor do que ter o nosso cantinho, nós estamos muito felizes. Mas algumas coisas me impressionaram muito, uma delas é como eles negociam com estrangeiros, acredito que os turcos aprenderam a negociar com os russos (rsrs).

Desde que chegamos, toda equipe estava procurando apartamento para nós, rodamos por vários lugares para encontrar, a maioria deles é da época de Stalin, são muito velhos, alguns caindo aos pedaços, sem segurança nenhuma, tudo isso por causa do pós-comunismo. Ainda está proibido mexer ou restaurar qualquer apartamento ou as pouquíssimas casas que estão completamente destruídas e na maioria delas, ainda vivem muitas famílias. Aqui se alguém tem um dinheiro ou ajunta algo por toda a sua vida, ele pode reformar a parte interna da casa, nunca o lado de fora, ninguém tem direito, nem mesmo em sua própria casa, mas tudo isso é detalhe. Mas tudo bem, encontramos um apartamento em boas condições, mas por sermos estrangeiros o preço dele foi dobrado, isso sem mencionar que a comissão da Imobiliária que é 50% do valor do aluguel tem que ser pago no ato da entrega das chaves, juntamente com o valor do aluguel pago ao proprietário. Embora eu ache isso um abuso, não estou aqui para reclamar, mas para fazer a diferença, então tudo isso é válido, o que mais me importa agora é minha família estar unida, em nosso canto.

Alguns irmãos já sabem, estive na Rússia uma outra vez, mas o que me parece é que o País parou no tempo, aqui na Sibéria não pode ser comparada com a beleza de Moscou, parte situada na Europa, essa cidade onde estamos Novosibirsk faz parte da Ásia como mencionei, ela é muito mais fria e seu inverno se estende por (09) nove meses, é bem mais difícil para o evangelho, pois existir milhares de Mulçumanos espalhados por todo o território Siberiano, pudemos ouvir as orações dos mulçumanos recitada de madrugada, isso funciona como uma chamada para o povo mulçumano orar. Há um fato interessante ligado a isso, por um lado é bom do outro nem tanto. O Juan está na Rússia há muitos anos, ele tem sido mais que um amigo, ele tem sido meus olhos e meus ouvidos aqui, para quem o conhece pode notar sua semelhança física com a do povo árabe, e por haver muitos árabes aqui, alguns deles sempre se aproximam do Juan pensando que ele professa a fé islâmica. O Juan por sua vez, com cautela e sabedoria fala que ele é cristão, e isso tem sido um grande desafio, andando diariamente com o Juan pude conhecer alguns mulçumanos. Pude ver neles esses dias, atitudes de respeito, amor ao próximo e um cuidado realmente significativo, pude ver o como eles são unidos, digo em tudo: no repartir, no auxiliar aquele que precisa.

Para os irmãos terem idéia, eu os vi algumas vezes e eles até mesmo guardaram o meu nome, estes dias eles me viram na rua e me chamaram pelo nome no meio da rua para me apresentar a outros mulçumanos, daí vira aquela festa árabe, (rsrs) eu particularmente, não entendendo quase nada, mas continuo sorrindo e fazendo as minhas amizades, sei que no momento oportuno, poderei falar e demonstrar pela minha vida o cristianismo que tenho servido, o motivo real que me trouxe a Sibéria e falar do Amor deste poderoso Jesus. Mas com isso pude enxergar algo no povo mulçumano: o zelo no falar da oração e do ato de socorrer a outros no que eles precisam. Estes dias, Juan e eu estivemos com eles novamente, e o Juan mencionou que eu estava procurando apartamento, e dois deles no mesmo momento se prontificaram a ajudar e ligar para seus amigos, para resolver o meu problema, mas o Juan pediu pra que eles aguardassem, e se não desse certo no sábado, nós voltaríamos a procurá-los. Sabe, tudo isso me envergonhou muito, pois muitas vezes eu como cristão, não fiz isso nem por um da minha própria família, muitos de nós jamais faríamos por um estranho… Diferente de muito cristãos atualmente, que falam de fazer algo por alguém por mera educação, mas não honram suas palavras, na realidade não medem suas palavras, quando um mulçumano diz algo, ele honra sua palavra, jamais imaginei que um mulçumano queria saber do meu bem estar e o de minha família, fiquei realmente desconcertado. Deus me ensinou muitas lições com isso, oro pra que eles encontrem o amor de Jesus, pois acredito que amor ao próximo eles já conhecem. Mas aqui os desafios são muitos, estávamos o Juan e eu indo para um evangelismo e precisávamos pegar um metrô, quando entramos no estação, policiais nos pararam e pediram os nossos documentos e o nosso REGISTRO, pode imaginar se com toda a dificuldade que foi tirar o nosso registro se nós não tivéssemos nos registrado? Eles viram o Juan, com um semblante de mulçumano juntamente comigo, foi o suficiente pra nos parar. Eles nos abordaram, pediram nossos documentos, perguntaram se estávamos armados, pediram nossos celulares pra checar, depois de uns 10 minutos nos liberaram. O Juan estava tranqüilo e eu também, por não entender quase nada do russo (rsrsrsrs), agora imagine centenas de estrangeiros que são parados nas ruas, principalmente os mulçumanos – ore por eles!
Estamos servindo em uma igreja muito simples aqui na cidade, de um jovem pastor russo, ele tem 30 anos de idade, casado com uma sul coreana, ele fala um inglês muito bom, ainda melhor do que o meu, mas eu chego lá (rsrs)
Aqui há uma equipe de missionários bem envolvidos com a obra de Jesus, somos cerca de 18 pessoas, voluntários de muitos lugares no Mundo: tem russos, sul coreanos, chineses, brasileiros, argentino e um alemão. São membros e missionários de suas igrejas em seus respectivos países. Na realidade uma grande família.
Estaremos saindo na quinta-feira, para uma região um pouco mais ao norte da Sibéria, para auxiliar duas igrejas na reconstrução e na evangelização. Fomos informados pelo pastor de uma das cidades que o lugar é meio hostil ainda com o evangelho de Cristo.

Nunca poderemos esquecer meus queridos irmãos, que nunca existirá uma causa mais nobre, do que a de servir a Jesus como embaixador, e não importa onde estamos, perto ou longe, somos simplesmente representantes de um reino vindouro, sempre onde Ele quiser e da maneira que ele quiser. Pois nunca existirá um lugar que nos traga mais segurança, do que o Lugar que Ele, Jesus quer que estejamos.

Mandarei mais noticias em breve, obrigado pelas orações, fiquem na paz.

Alex, Gisele, Rebeca e Murilo.

Segue nossos pedidos de oração

1. Para que os nossos corações continuem firmes no propósito do Senhor.
2. Saúde das crianças e da Gisele, que tem sentido falta de ar, por causa da asma.
3. Quebrantar o coração dos árabes que conhecemos, faremos um almoço, pra falar a eles que somos cristãos. (A amizade pode ser paralisada, e eles podem nos rejeitar).
4. Finanças para aluguel e alimentação, tudo aqui é muito caro, e estamos na dependência total de Cristo.
 5. Pela Proteção da minha família, pois estarei indo viajar na quinta com a equipe, a Gisele e as crianças vão ficar sozinhas em casa.
 
Predios em péssimas condições
 
Igreja Ortodoxa

 
Açougue


Nenhum comentário: