sexta-feira

Vamos para...

Rússia



• Capital: Moscou
• População: 147 milhões (76% urbana) • Área: 17.075.400 km2
• Localização: Leste da Europa e norte da Ásia
• Idiomas: Russo, ucraniano e tártaro
• Religião: Cristianismo 57%, sem afiliação religiosa 30%, islamismo 7%
• População Cristã: 84 milhões, fatia da população em crescimento acelerado
• Perseguição: Isolada, estável
• Restrições: Moderadas.
• No século XXI… A perseguição entre as denominações poderá limitar o crescimento das igrejas católica e protestante.


A Igreja
É provável que os primeiros cristãos presentes no atual território russo tenham sido armênios. De acordo com a tradição eclesiástica, eles foram convertidos por Tadeu, o apóstolo, alguns dias após Pentecostes. Hoje, 84 milhões de russos professam o cristianismo, embora 20% deles não sejam praticantes (este número de não praticantes tem crescido anualmente e estimativas indicam que pode atingir 50% dos "cristãos" em 2050). A grande maioria dos cristãos russos pertence à Igreja Ortodoxa, enquanto 1,5 milhão praticam o catolicismo e outros 1,5 milhão de cristãos professam o protestantismo. Católicos e protestantes, no entanto, têm crescido em um ritmo bem superior ao dos ortodoxos.

A Perseguição
A igreja russa experimentou uma das mais severas e duradouras perseguições da história moderna, com milhões de mártires e grande parte da infra-estrutura das igrejas completamente destruída. Hoje em dia, ainda há o risco de uma nova perseguição, na medida em que o governo e os líderes ortodoxos reagem ao descontrolado e desorganizado fluxo de novos ministérios e organizações cristãs que entraram no país na última década. Outro fator inquietante são os conflitos políticos internos pelos quais o próprio governo tem passado. Ainda existe uma abertura limitada para uma significativa ação da igreja – algo que o mundo jamais havia visto na Rússia –, mas é difícil saber quanto tempo esta janela de oportunidade permanecerá aberta. Da mesma forma, o próprio futuro da Rússia é imprevisível. A paz e a liberdade religiosa estão em perigo principalmente nas seguintes repúblicas: Chechênia, Daguestão, Tartária e Inguchétia.
Anya Hrykin é uma garota batista de 13 anos que durante 3 meses permaneceu nas mãos de rebeldes chechenos na cidade de Groszny, na Chechênia. Em outubro de 1999, Anya fugiu do território checheno e encontrou um abrigo seguro em uma casa no sul da Rússia. Alguns dias depois, ela voltou em busca de sua mãe, mas, além de não a encontrar, foi feita prisioneira por um grupo de rebeldes chechenos. Anya foi torturada e estuprada pelos seqüestradores muçulmanos até que conseguiu escapar e fugir para a república da Ossétia do Norte em dezembro de 1999. Os raptores de Anya também obrigaram a frágil e indefesa garota a recitar o credo muçulmano e a converter-se ao islamismo. Após passar algum tempo hospitalizada, Anya foi alojada em segurança em uma casa próxima à cidade de Krasnodar, juntamente com outros membros da Igreja Batista de Groszny.
Alguns meses antes da tragédia de Anya, os rebeldes haviam decapitado o pastor da Igreja Batista de Groszny, assim como seu assistente.

Em 2010 a Missão Voz dos Mártires publicou a noticia da morte de um pastor da república russa Daguestão, conhecido como o fundador da maior igreja evangélica da região, ele foi assassinado a tiros no dia 15 de julho. Artur Suleimanov, 49, era também conhecido como o pastor que mais conseguia identificação com os muçulmanos da região levando muitos ao conhecimento do Evangelho de Cristo. Suleimanov era pastor da igreja Cristã Hosana, em Makhachkala. Ainda não se sabe a identidade dos atiradores. Semanas antes do atentado, alguns veículos de comunicação do Daguestão fizeram um apelo para que a população tomasse medidas para conter a pregação de Suleimanov, pois muitos muçulmanos estavam se convertendo. Há um tempo Suleimanov escreveu uma carta a agência de notícias Compass Direct. Na carta ele dizia que 80% dos membros de sua congregação era formada por ex-muçulmanos.
A igreja Hosanna distribui ajuda alimentar a outros moradores dos países assolados pela pobreza. A morte do pastor Suleimanov representa uma grande perca não só para os membros de sua igreja, mas para o mundo. Ele deixou sua esposa, Zina, e cinco filhos.

O Futuro
Na metade deste século, é provável que a igreja russa tenha o mesmo número de membros que possui hoje, mas a composição deverá ser bem diferente. Tanto protestantes como católicos alcançarão números significativos e, embora a igreja ortodoxa ainda permaneça na liderança, o número de cristãos ortodoxos diminuirá consideravelmente.
* Este país não se enquadra entre os 50 mais intolerantes ao cristianismo.

Motivos de Oração


1. A igreja russa usufrui de ampla liberdade. Embora novas leis tenham aumentado as restrições sobre a igreja, os cristãos ainda têm uma enorme oportunidade de compartilhar sua fé. Ore para que as igrejas façam sábio uso dessa liberdade.
2. A igreja russa sofre com a grande rivalidade entre ortodoxos, católicos e protestantes. Ore pedindo que se desenvolva um ministério de reconciliação e cooperação mútua entre estas tradições.
3. A pobreza da nação aflige os cristãos russos. As viagens, a evangelização e a implantação de igrejas podem ser atividades de difícil realização para os pastores locais. Além disso, há falta de Bíblias e de materiais para a evangelização. Ore para que a igreja em todo o mundo continue a suprir a igreja russa com os recursos de que ele necessita.
4. Algumas repúblicas russas necessitam particularmente de nossas orações. Repúblicas como Chechênia, Daguestão, Tartária e Inguchétia vivem momentos de grande sofrimento devido aos conflitos religiosos locais, às guerras civis e aos movimentos separatistas. Ore para que a igreja seja capaz de servir aos habitantes dessas repúblicas com compaixão e com ações de restauração e reconciliação dos oprimidos.
5. Ore pelos missionários Tibério e Masha, ele nordestino e ela russa, são casados e tem um filho chamado Davi, eles desenvolvem um trabalho na Rússia há cerca de 15 anos.

6. Ore pelos missionários Juan (argentino), Joy (brasileira) e seus filhos Amanda e John eles tem vivido em Moscou a quase 10 anos, e agora a pedido de sua Igreja (Batista da Lagoinha) mudaram-se para NovoSibirski para trabalhar junto com a familia do Tibério.
7. Ore pela família Andrade (Missionários Alex e Gisele e seus filhos Rebeca e Murilo) que estarão na Rússia servindo a partir de Julho/2011, somando forças com os missionários Tibério e Juan. Ore por provisão financeira a cada um deles e para que as portas de abram para o evangelho e eles consigam transmitir a verdade a cada pessoa que encontrarem! Veja mais no site: Uma semente de Amor para Russia

Fonte de pesquisas:
Portas Abertas
Voz dos Mártires
Missão Cruzada

Nenhum comentário: